Todas as atividades desenvolvidas em nossos 11 projetos socioeducativos, culturais e esportivos, fazem parte do Programa Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que visa promover espaços de convivência e troca de saberes para o desenvolvimento da autonomia e cidadania de crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e suas famílias.
O Programa está norteado por 3 eixos de trabalho: Conviver, Direito de Ser (ética, cultura e cidadania) e Participação. Desta forma, atuamos alinhados com os objetivos do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social), bem como aos objetivos da UNESCO – Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Conhecer e Aprender a Fazer – e às ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, agenda 2030).
Visa o aprendizado do Microsoft Office para os adolescentes. Para as crianças, uma ferramenta de pesquisa, de jogos e interação com as tecnologias atuais.
Através do jogo, visa o desenvolvimento de regras, o convívio em grupo e desenvolvimento do raciocínio lógico.
Objetiva o registro da expressão da criança e adolescente, através de suas impressões, sentimentos, pensamentos e descobertas. Busca ajudá-los a construir os caminhos que levam aos seus sonhos.
Tem como objetivos o desenvolvimento de conceitos de programação, mecânica e eletrônica através do desenvolvimento de projetos, do senso de responsabilidade através do trabalho em equipe, além do despertar da curiosidade perante novas ideias e conceitos.
Trabalho em grupos orientativos e reflexivos, com temas atuais e cotidianos, na perspectiva de novos caminhos que visam a garantia de direitos e a inclusão social de crianças e adolescentes.
Objetiva o aumento da sensibilidade e habilidades como visão, audição e motora, além de melhorar a autoestima. As crianças e adolescentes aprendem músicas de diferentes ritmos e culturas e, sendo elas ”todo movimento”, aprendem a compreender-se enquanto indivíduos.
Assegura momentos de vivências artísticas diversas: teatro, dança, artes plásticas, cinema, etc..
A arte de construir brinquedos usando recicláveis é uma atividade lúdica que ajuda na construção da formação do indivíduo crítico e autônomo ao se tratar de responsabilidades com o meio ambiente. Com recicláveis podemos confeccionar jogos atraentes, educativos e de baixo custo.
Discussões sobre temas como sexualidade, visando a promoção e defesa das crianças e adolescentes. Contribui para diminuição das vulnerabilidades, em especial da gravidez não planejada, das DSTs, das violências e do bullying.
Trabalha a descoberta e o conhecimento das origens de cada um, visando a valorização do ser humano, a aceitação das suas características físicas e a cultura familiar.
Reuniões com os familiares para promover a interação entre os pares e um maior pertencimento das famílias em relação ao trabalho desenvolvido pela Pró Menor. Palestrantes abordam temáticas atuais e que ajudam as famílias em suas vidas.
Momento de escuta e acolhimento individual da criança, adolescente ou familiares, para ajudá-los a refletir e organizar situações vivenciadas por eles e que necessitem de apoio do técnico de Serviço Social ou educador social, garantindo que seus direitos sejam preservados e assim possam ampliar suas possibilidades de escolhas e decisões futuras.
Desenvolve o hábito da leitura com o uso contínuo da biblioteca e diferentes experiências: momentos de contação de histórias, uso de fantoches, manifestações espontâneas e livres expressões.
Propicia às crianças e adolescentes oportunidades de executar diferentes atividades físicas através de corridas, saltos, jogos com bola e outros esportes.
Cultivo de verduras e temperos, trabalha a diversidade alimentar e uma dieta saudável. E também o conceito de higiene, nutrição, aproveitamento dos alimentos e educação financeira.
Propicia momentos de recreação às crianças, promovendo trocas afetivas entre as crianças, adolescentes e os voluntários.
Avaliação do andamento dos programas e correção de rotas para atingir nossos objetivos.