Projetos

Todas as atividades desenvolvidas em nossos 11 projetos socioeducativos, culturais e esportivos, fazem parte do Programa Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que visa promover espaços de convivência e troca de saberes para o desenvolvimento da autonomia e cidadania de crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e suas famílias.

O Programa está norteado por 3 eixos de trabalho: Conviver, Direito de Ser (ética, cultura e cidadania) e Participação. Desta forma, atuamos alinhados com os objetivos do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social), bem como aos objetivos da UNESCO – Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Conhecer e Aprender a Fazer – e às ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, agenda 2030).

bt_bb_section_bottom_section_coverage_image
projetos-01
projetos-02
projetos-03
projetos-04
projetos-05
projetos-06
projetos-07
projetos-08
projetos-09
projetos-10
projetos-11
projetos-12
projetos-13
projetos-14
projetos-15
projetos-16
projetos-17
projetos-18
projetos-19
projetos-20

Construindo meu projeto de vida

Oficina de
informática

Visa o aprendizado do Microsoft Office para os adolescentes. Para as crianças, uma ferramenta de pesquisa, de jogos e interação com as tecnologias atuais.

Oficina
de xadrez

Através do jogo, visa o desenvolvimento de regras, o convívio em grupo e desenvolvimento do raciocínio lógico.

Oficinas
temáticas

Objetiva o registro da expressão da criança e adolescente, através de suas impressões, sentimentos, pensamentos e descobertas. Busca ajudá-los a construir os caminhos que levam aos seus sonhos.

Oficina
de robótica

Tem como objetivos o desenvolvimento de conceitos de programação, mecânica e eletrônica através do desenvolvimento de projetos, do senso de responsabilidade através do trabalho em equipe, além do despertar da curiosidade perante novas ideias e conceitos.

Gerenciando seu projeto de vida

Psicóloga

Trabalho em grupos orientativos e reflexivos, com temas atuais e cotidianos, na perspectiva de novos caminhos que visam a garantia de direitos e a inclusão social de crianças e adolescentes.

bt_bb_section_top_section_coverage_image
bt_bb_section_bottom_section_coverage_image

Fazendo artes nas diversas linguagens

Oficina de
musicalização

Objetiva o aumento da sensibilidade e habilidades como visão, audição e motora, além de melhorar a autoestima. As crianças e adolescentes aprendem músicas de diferentes ritmos e culturas e, sendo elas ”todo movimento”, aprendem a compreender-se enquanto indivíduos.

Oficina do
palhaço

Assegura momentos de vivências artísticas diversas: teatro, dança, artes plásticas, cinema, etc..

Mãos arteiras
transformando
sucata em
brinquedo

A arte de construir brinquedos usando recicláveis é uma atividade lúdica que ajuda na construção da formação do indivíduo crítico e autônomo ao se tratar de responsabilidades com o meio ambiente. Com recicláveis podemos confeccionar jogos atraentes, educativos e de baixo custo.

Quebrando ciclos

Diálogos
esclarecedores

Discussões sobre temas como sexualidade, visando a promoção e defesa das crianças e adolescentes. Contribui para diminuição das vulnerabilidades, em especial da gravidez não planejada, das DSTs, das violências e do bullying.

bt_bb_section_top_section_coverage_image
bt_bb_section_bottom_section_coverage_image

Reencontrando raízes

Pesquisas
e conversas

Trabalha a descoberta e o conhecimento das origens de cada um, visando a valorização do ser humano, a aceitação das suas características físicas e a cultura familiar.

Tecendo conhecimentos

Grupos de
convívio

Reuniões com os familiares para promover a interação entre os pares e um maior pertencimento das famílias em relação ao trabalho desenvolvido pela Pró Menor. Palestrantes abordam temáticas atuais e que ajudam as famílias em suas vidas.

Acolhida
individual

Momento de escuta e acolhimento individual da criança, adolescente ou familiares, para ajudá-los a refletir e organizar situações vivenciadas por eles e que necessitem de apoio do técnico de Serviço Social ou educador social, garantindo que seus direitos sejam preservados e assim possam ampliar suas possibilidades de escolhas e decisões futuras.

bt_bb_section_top_section_coverage_image
bt_bb_section_bottom_section_coverage_image

Com-par-trilhar sonhos e aventuras

Incentivo
a Leitura

Desenvolve o hábito da leitura com o uso contínuo da biblioteca e diferentes experiências: momentos de contação de histórias, uso de fantoches, manifestações espontâneas e livres expressões.

Praticando saúde e cidadania

Esportes

Propicia às crianças e adolescentes oportunidades de executar diferentes atividades físicas através de corridas, saltos, jogos com bola e outros esportes.

bt_bb_section_top_section_coverage_image
bt_bb_section_bottom_section_coverage_image

Plantando valores, colhendo virtudes

Palestras
com parceiros
da área
da saúde

Cultivo de verduras e temperos, trabalha a diversidade alimentar e uma dieta saudável. E também o conceito de higiene, nutrição, aproveitamento dos alimentos e educação financeira.

De mãos dadas com amigos

Jogos
lúdicos

Propicia momentos de recreação às crianças, promovendo trocas afetivas entre as crianças, adolescentes e os voluntários.

bt_bb_section_top_section_coverage_image
bt_bb_section_bottom_section_coverage_image

Construindo saberes

Reuniões
com a equipe
técnica

Avaliação do andamento dos programas e correção de rotas para atingir nossos objetivos.

Compartilhe