A Sociedade Pró Menor Barão Geraldo começou suas atividades em 24 de agosto de 1981, quando duas amigas, Sheila Ortolan Alves e Cleusa Fernandes Bresil Palhares, motivadas pelo exemplo da Vó Izabel, que acolhia crianças abandonadas, no centro de Campinas, decidiram desenvolver um trabalho social voltado à infância e à maternidade no Distrito de Barão Geraldo, onde residiam. Uniram-se a elas: Modesto Fávero Netto, Lázara Castilho Lang, José Antonio Dalbem, Maria do Carmo Lacerda e Fábio Augusto Lang, formando assim a primeira diretoria executiva da Sociedade Pró Menor Barão Geraldo.
Em 1989, por motivos financeiros e de ordem interna, o prédio em que funcionava a entidade foi desativado e entregue para a Prefeitura Municipal de Campinas onde hoje funciona uma creche municipal. Porém, juridicamente, a entidade se manteve registrada nos órgãos competentes.
Neste ínterim, Maria Aparecida Silva, mais conhecida como D. Cida, membro do Conselho Técnico da Pró Menor e moradora antiga no bairro Jardim América, começou a notar que algumas crianças ficavam sozinhas em casa, quando os pais saiam para trabalhar. No entanto, essas crianças começaram a brincar nas ruas, fazendo com que D. Cida ficasse preocupada com a situação.
Nessa época, D. Cida era Presidente da Associação de Bairro do Jardim América e conseguiu junto aos outros membros da Associação, com que as crianças ficassem durante o dia na sede. Foi aí que D. Cida iniciou o Centro Educacional Recreativo Pré-Profissionalizante (CERPP).
Em 15 de junho de 1993, D. Cida e Sheila, presidente da Pró Menor, assinaram um termo de compromisso unindo a personalidade jurídica já existente ao trabalho desenvolvido pelo CERPP.
Construída no mesmo local onde funcionava a Associação de Bairro do Jardim América, a sede da entidade foi inaugurada no dia 9 de julho de 1996 e atende atualmente 90 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos.
Hoje a Pró Menor conta com 9 funcionários e oferece espaços como brinquedoteca e biblioteca, informática, atividades esportivas e artesanais, musicalização, além de banho e alimentação.