DoaçãoChoveu Solidariedade Na Pró-Menor

abril 29, 2021

AI MEU DEUS, ESTÁ CHOVENDO!!! CORRE OLHAR A INFORMÁTICA, PEGA O BALDE PARA COLOCAR NA GOTEIRA DA SECRETARIA, ESTÁ ESCORRENDO PELA PAREDE DO REFEITÓRIO, SERÁ QUE ALAGOU O BAZAR? Expressões de preocupação e angústia que envolvia todos a cada chuva um pouco mais forte.

A Sociedade Pró-Menor Barão Geraldo está localizada em terreno cedido pela prefeitura, junto à Praça de Esporte Luiz Ropele Sobrinho onde durante a semana grupos de jovens treinam futebol e aos domingos acontecem as partidas e os campeonatos dos times amadores da região. Mesmo com o alambrado para segurar as bolas, muitas delas caem com força sobre o telhado e lá ficam, fazendo com que os jogadores subam e andem pelo telhado para recuperar as bolas. Tudo isso sempre causou muitos transtornos e preocupação tanto com a manutenção do patrimônio da entidade como quanto a segurança dos jovens que se arriscam para recuperar as bolas.

Nos últimos quatro anos, a Diretoria da Pró-Menor vinha avaliando a possibilidade de fazer a reforma do telhado que mesmo se tratando praticamente de troca das telhas, a obra teria um custo muito elevado, pois o mais recomendado seria a colocação de telhas metálicas termoacústicas.

Com o objetivo de alcançar esse intento, empreendeu-se grande esforço em realização de eventos: pizzas, feijoada, bazares. No final de 2020 foi lançada a campanha “Doe o que te der na telha” e foi realizado um grande bazar de roupas doadas pelo Grupo Malwee também com arrecadação destinada à reforma.

A extensa área a ser coberta e o alto custo das telhas fez com que a diretoria se reunisse e avaliasse a melhor alternativa. Decidiu-se pela aplicação de telhas sanduiche ou termoacústicas somente nas áreas onde não houvesse laje. As áreas com laje seriam cobertas com folhas de telhas simples. Essa estratégia baixou o custo das telhas pela metade, possibilitando cobrir toda a área de aproximadamente 540m2 com telhas metálicas com pintura eletrostática branca, gerando maior durabilidade ao produto, conforto térmico e visual aos ambientes bem como contribuindo para a preservação ambiental.

Com a redução dos custos na instalação das telhas, foi possível reformar o alambrado, permitindo que as bolas que caem escorreguem de volta para o campo, evitando a necessidade de buscar a bola sobre o telhado; também foi possível a troca do alambrado do corredor por grade o que trará mais proteção e segurança ao edifício.

Apesar da pandemia a Diretoria e seus colaboradores não ficaram parados. Dessa forma, quando as crianças retornarem, para a nossa alegria, encontrarão sua casa em condições mais confortáveis e seguras.

O custo total da obra ficou em aproximadamente R$104.000,00, sendo que metade do valor foi proveniente de arrecadação dos eventos e doações direcionadas e a outra metade de verbas próprias.

Agradecemos ao Grupo Malwee e aos que fizeram suas compras no bazar, que participaram dos eventos e fizeram doações. Sem a participação e empenho de todos não seria possível essa importante concretização. Na Pró-Menor, agora a chuva é de sorrisos.

Compartilhe