EducaçãoVocê sabe o que é inteligência emocional?

outubro 16, 2020

Em nossas atividades diárias com as crianças e suas famílias buscamos trabalhar a inteligência emocional, que pode ser traduzida em escuta sensível e acolhimento, discriminando as diferentes emoções que permeiam nossa vida.

A psicologia diz que inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos nossos e de outras pessoas.

Quer um exemplo? Uma pessoa que consegue terminar suas tarefas e atingir suas metas, mesmo sentindo-se triste e ansiosa ao longo de um dia de trabalho, é alguém que lida bem com seus sentimentos e emoções.

A inteligência emocional é uma habilidade que permite que as pessoas gerenciem melhor seus sentimentos e a forma que agirão com base neles.

Você sabia que a inteligência emocional nos ajuda em diferentes aspectos de nossa vida, inclusive a lidar com a rotina?

Será que eu tenho inteligência emocional?
Claro! Todos nós temos. Apenas precisamos aprender a identifica-la e usá-la. Quer ver?
Você é capaz de perceber suas emoções, sabe nomeá-las?

Quando percebemos nossos gatilhos, ou seja, as situações que disparam em nós determinadas emoções e/ou sentimentos, passamos a desenvolver formas de lidar com elas.

Durante um único dia podemos sentir muitas coisas: felicidade, raiva, angústia, medo, alívio, tédio… alguns outros!!

O grande problema é que somos ensinados desde criança a nomear tudo como tristeza, alegria, medo e raiva.

Assim, se a angústia decorrente de uma situação de conflito e contradição for taxada como tristeza, será difícil de dominar, pois o sentimento por trás é mais complexo. Pode até envolver a tristeza, mas não se limita a ela.

Ter a consciência das emoções existentes que se pode experimentar permite que você entenda também quais são os gatilhos de cada uma. E, a partir disso, será possível desenvolver formas de lidar com elas.

Com o tempo, você percebe que está com mais jogo de cintura, que se tornou uma pessoa mais leve, otimista e que resolver problemas não é mais um fardo.

A partir desse momento, você terá domínio de sua inteligência emocional.

Saber lidar com problemas de forma otimista e direta é um sinal de inteligência emocional.

Compartilhe